segunda-feira, 18 de julho de 2016

Portugal Social - On The Road 2016 ❤


Hello my loves ❤❤

Alguns de vocês irão lembrar-se outros talvez não mas em setembro do ano passado partilhei com vocês que estive numa semana de férias e este ano graças à Fórum Estudante tive oportunidade de participar noutra semana! E por essa razão estou aqui para partilhar com vocês como correu esta incrível semana! Peço-vos que partilhei e metam gosto na página da Fórum!!

Às 8h00 de segunda- feira já estava eu no expresso com destino a Lisboa. Na estação, de sete rios, permanecia um grupo enorme de jovens, umas desconhecidas e outras encontravam-se à minha espera.
No autocarro seguimos viagem até Belém onde foram feitas as equipas. Após a seleção das equipas, fomos recebidos por um dos executivos da Fórum Estudante e o Diretor da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), que permitem o desenvolvimento de toda a semana!

Umas horas depois, já estávamos em Borba à conversa com a diretora do Centro Luís da Silva. Neste centro trabalham com várias pessoas, desde jovens a idosos passando, obviamente, pelos adultos. Trabalham especialmente com deficientes motores. Estes residem no centro, uma vez que, não apresentam as características necessárias para viver sozinhos. Infelizmente, nalguns casos, a economia social a nível familiar não permite aos jovens viverem perto dos pais. Ainda assim, o centro Luís da Silva oferece todas as condições necessárias, assim como momentos de afeto e carinho.
No centro tivemos oportunidade de fazer várias atividades para experienciar um pouco daquilo que é o quotidiano de todos os utentes.
Na primeira atividade, alguns de nós tiveram oportunidade de andar de cadeira de rodas e à conversa com alguns elementos da minha equipa, a azul, ambos disseram que sentiram alguma dificuldade a andar e que foi necessário exercer imensa força para a conseguir virar a cadeira. 
Já na segunda atividade, foi nos demonstrado o transportador dos utentes. Este trabalho é feito através de uma grua, durante todos os dias com todos os utentes. A grua permite as deslocações dos utentes da cama para o banho e vice-versa e para muitas outras atividades que, mais uma vez, traz uma certa autonomia para os utentes, segundo a Ana Lúcia dos azuis foi bastante estranho e assustador.
Por fim, na última atividade, tivemos oportunidade de fazer algo que, para nós, é bastante simples: beber águas; mas, para alguns dos utentes, é algo bastante difícil, que requer imensa atenção, visto que muitos não falam e alguns não se levantam, por essa razão são desenvolvidos códigos.
Após todas as atividades, visitámos a sala de snoozelen esta sala tem a função de promover o lazer, falamos assim de vários tipos de relaxamento, sendo eles a nível muscular, físico, psicológico... Nesta sala uma das atividades é feita com crianças através de cores e números.
O dia terminou na pousada da juventude de Évora onde fizemos vários jogos para nos conhecermos melhor.

Na terça-feira seguimos para Peniche, após umas horas de autocarro entramos na CerciPeniche (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptados) as ideias desta cooperativa são "nós para os outros, apenas críamos pontos de partida." "A capacidade de pouco vale sem oportunidades."
A missão da CerciPeniche é apoiar públicos desfavorecidos - pessoas com deficiência ou outro tipo de dificuldades no meio social. Existindo a CRI - Centro de Recursos para a Inclusão; CERIS e CERIN. A parte teórica acabou e depois do almoço e de alguns momentos de cantoria da minha parte, fomos divididos e cada equipa foi fazer uma atividade diferente.
A equipa branca e quatro membros da equipa azul foram para o CERIN. Neste centro estão utentes com mais autonomia que apresentam deficiências intelectuais sendo que alguns deles aparecem também com algum indício de doença mental. O objetivo deste centro é dar autonomia e liberdade a estes utentes, para que estes não se sintam excluídos de certa forma pretende assim prepara-los para o mundo exterior.
Depois da visita ao centro fizemos várias atividades, eu fiquei no grupo de dança e foi incrível o sorriso no rosto de todas aquelas pessoas valeu mais que mil palavras.
A noite foi passada na pousada da juventude da Lourinhã junto da praia da Areia Branca. Tivemos ainda oportunidade para ver o Pôr-do-Sol e refletir sobre estes dois dias.

No dia 13 de Julho, quarta-feira, depois das 9h já estávamos todos no autocarro da Portugal Social - On The Road em direção a Miranda do Corvo para a fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional)  onde almoçámos e fizemos várias atividades.
A minha equipa a azul foi brincar com os meninos do ATL com idades compreendidas dos 5 aos 10 anos. Após todas as crianças estarem divididas por idades começaram a escorregar em plásticos molhados!
Adorei passar a tarde com aqueles miúdos passado uns dez minutos já sabia o nome de todos os que estavam na minha fila com algumas trocas pelo meio é certo, mas o que também é certo é que a alegria na cara de todos eles valeu o dia!
Uma das meninas que também se chamava Beatriz andou imenso tempo abraçada a mim, perguntou-me inclusive onde morava e depois lhe dizer notei uma certa tristeza na carinha dela... Estive a cantar com algumas delas músicas do Agir e enquanto eu parava no refrão elas continuavam a cantar a música toda!
A equipa branca esteve com doentes profundos e sentiram que foi uma experiência bastante difícil e chocante, pois, enfrentaram uma realidade bastante diferente  do que estão habituados.
Por outro lado a equipa verde foram visualizar uma apresentação e visitar todo o edifício.
E por fim a equipa vermelha estiveram a fazer jogos, danças e a conversar com idosos.
A tarde acabou com uma ida às piscinas naturais da Lousã, com a água um pouco fria diga-se de passagem. A noite foi passada novamente numa pousada da juventude o que foi bastante agradável e deu para desanuviar.

Na manhã de quinta-feira seguimos viagem para Coimbra. Visitámos primeiramente a creche d'A Previdência, brincámos com as crianças e fizemos uma visita pela creche.
O almoço foi servido na Liga dos Combatentes. Em seguida atravessámos Coimbra até à zona do Mosteiro de Santa Clara o qual visitámos. Após a visita estivemos à conversa com o presidente da câmara municipal e com o presidente das união das mutualidades portuguesas.
A primeira instituição mutualista foi criada a 8 de Junho de 1887 em Beja. A doutrina do movimento mutualista é " o que é meu é teu e o que é teu também é meu."
O mutualismo tem maior visibilidade no norte existe também no sul e centro. O financiamento é feito através de associados e o mutualismo tem por base contribuo não porque preciso mas porque os outros precisam.
Por fim mutualismo é solidariedade, responsabilidade, liberdade, respeito e ajuda.
A noite foi passada novamente numa pousada da juventude e o jantar foi pizza para todos!

O penúltimo dia chegou viajámos para Oliveira do Bairro onde visitamos a CALCOB (Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira de Bairro). Estivemos a ver a várias fases dos produtos desde a sua escolha, à lavagem, passado pela fase suja e por fim a fase limpa.
Novamente no autocarro fomos até Penacova onde fomos recebidos pela câmara municipal, visitámos os miradouros de Penacova e antes da apresentação do Grupo Social de Solidariedade Desportivo Cultural Recreativo (GSSCDCR) de Miro fomos um pouco até a uma praia fluvial um espaço bastante agradável para passar uma tarde.
Já no centro de Miro após a conclusão da apresentação e dos projetos que desenvolvem depois o jantar foi servido. A noite acabou com as festas de Penacova onde assistimos ao converto do David Carreira foi uma noite bastante agradável.

Infelizmente, o último dia chegou e após uma noite tão exaustiva apenas queríamos ficar a dormir, mas as 8h30 já estávamos a gastar os últimos cartuchos do autocarro Portugal Social - On the Road!! Depois do pequeno almoço fomos fazer canoagem e foi o momento de escrever dedicatórias uns para os outros! E por fim o almoço foi servido e começaram as despedidas.
Na viagem de autocarro viemos quase todos a dormir nas primeiras horas mas depois da saída de alguns elementos juntei-me aos restantes para aproveitar o resto do tempo que teria com eles. As lágrimas eram notórias e a vontade de ficar ainda maior.

E pronto meus amores como podem ver mais uma vez pode comprovar que melhor que a Fórum não há! Mais uma vez peço vos que partilhem e que sigam a Fórum Estudante nas redes sociais e estejam atentos as revistas da Fórum nas vossas escolas para ficarem a par destas grandes semanas!!

Love you all ❤❤
With love,
                  Beatriz ❤❤

Sem comentários:

Enviar um comentário