Avançar para o conteúdo principal

Portugal Social - On The Road 2016 ❤


Hello my loves ❤❤

Alguns de vocês irão lembrar-se outros talvez não mas em setembro do ano passado partilhei com vocês que estive numa semana de férias e este ano graças à Fórum Estudante tive oportunidade de participar noutra semana! E por essa razão estou aqui para partilhar com vocês como correu esta incrível semana! Peço-vos que partilhei e metam gosto na página da Fórum!!

Às 8h00 de segunda- feira já estava eu no expresso com destino a Lisboa. Na estação, de sete rios, permanecia um grupo enorme de jovens, umas desconhecidas e outras encontravam-se à minha espera.
No autocarro seguimos viagem até Belém onde foram feitas as equipas. Após a seleção das equipas, fomos recebidos por um dos executivos da Fórum Estudante e o Diretor da CASES (Cooperativa António Sérgio para a Economia Social), que permitem o desenvolvimento de toda a semana!

Umas horas depois, já estávamos em Borba à conversa com a diretora do Centro Luís da Silva. Neste centro trabalham com várias pessoas, desde jovens a idosos passando, obviamente, pelos adultos. Trabalham especialmente com deficientes motores. Estes residem no centro, uma vez que, não apresentam as características necessárias para viver sozinhos. Infelizmente, nalguns casos, a economia social a nível familiar não permite aos jovens viverem perto dos pais. Ainda assim, o centro Luís da Silva oferece todas as condições necessárias, assim como momentos de afeto e carinho.
No centro tivemos oportunidade de fazer várias atividades para experienciar um pouco daquilo que é o quotidiano de todos os utentes.
Na primeira atividade, alguns de nós tiveram oportunidade de andar de cadeira de rodas e à conversa com alguns elementos da minha equipa, a azul, ambos disseram que sentiram alguma dificuldade a andar e que foi necessário exercer imensa força para a conseguir virar a cadeira. 
Já na segunda atividade, foi nos demonstrado o transportador dos utentes. Este trabalho é feito através de uma grua, durante todos os dias com todos os utentes. A grua permite as deslocações dos utentes da cama para o banho e vice-versa e para muitas outras atividades que, mais uma vez, traz uma certa autonomia para os utentes, segundo a Ana Lúcia dos azuis foi bastante estranho e assustador.
Por fim, na última atividade, tivemos oportunidade de fazer algo que, para nós, é bastante simples: beber águas; mas, para alguns dos utentes, é algo bastante difícil, que requer imensa atenção, visto que muitos não falam e alguns não se levantam, por essa razão são desenvolvidos códigos.
Após todas as atividades, visitámos a sala de snoozelen esta sala tem a função de promover o lazer, falamos assim de vários tipos de relaxamento, sendo eles a nível muscular, físico, psicológico... Nesta sala uma das atividades é feita com crianças através de cores e números.
O dia terminou na pousada da juventude de Évora onde fizemos vários jogos para nos conhecermos melhor.

Na terça-feira seguimos para Peniche, após umas horas de autocarro entramos na CerciPeniche (Cooperativa de Educação e Reabilitação de Cidadão Inadaptados) as ideias desta cooperativa são "nós para os outros, apenas críamos pontos de partida." "A capacidade de pouco vale sem oportunidades."
A missão da CerciPeniche é apoiar públicos desfavorecidos - pessoas com deficiência ou outro tipo de dificuldades no meio social. Existindo a CRI - Centro de Recursos para a Inclusão; CERIS e CERIN. A parte teórica acabou e depois do almoço e de alguns momentos de cantoria da minha parte, fomos divididos e cada equipa foi fazer uma atividade diferente.
A equipa branca e quatro membros da equipa azul foram para o CERIN. Neste centro estão utentes com mais autonomia que apresentam deficiências intelectuais sendo que alguns deles aparecem também com algum indício de doença mental. O objetivo deste centro é dar autonomia e liberdade a estes utentes, para que estes não se sintam excluídos de certa forma pretende assim prepara-los para o mundo exterior.
Depois da visita ao centro fizemos várias atividades, eu fiquei no grupo de dança e foi incrível o sorriso no rosto de todas aquelas pessoas valeu mais que mil palavras.
A noite foi passada na pousada da juventude da Lourinhã junto da praia da Areia Branca. Tivemos ainda oportunidade para ver o Pôr-do-Sol e refletir sobre estes dois dias.

No dia 13 de Julho, quarta-feira, depois das 9h já estávamos todos no autocarro da Portugal Social - On The Road em direção a Miranda do Corvo para a fundação ADFP (Assistência, Desenvolvimento e Formação Profissional)  onde almoçámos e fizemos várias atividades.
A minha equipa a azul foi brincar com os meninos do ATL com idades compreendidas dos 5 aos 10 anos. Após todas as crianças estarem divididas por idades começaram a escorregar em plásticos molhados!
Adorei passar a tarde com aqueles miúdos passado uns dez minutos já sabia o nome de todos os que estavam na minha fila com algumas trocas pelo meio é certo, mas o que também é certo é que a alegria na cara de todos eles valeu o dia!
Uma das meninas que também se chamava Beatriz andou imenso tempo abraçada a mim, perguntou-me inclusive onde morava e depois lhe dizer notei uma certa tristeza na carinha dela... Estive a cantar com algumas delas músicas do Agir e enquanto eu parava no refrão elas continuavam a cantar a música toda!
A equipa branca esteve com doentes profundos e sentiram que foi uma experiência bastante difícil e chocante, pois, enfrentaram uma realidade bastante diferente  do que estão habituados.
Por outro lado a equipa verde foram visualizar uma apresentação e visitar todo o edifício.
E por fim a equipa vermelha estiveram a fazer jogos, danças e a conversar com idosos.
A tarde acabou com uma ida às piscinas naturais da Lousã, com a água um pouco fria diga-se de passagem. A noite foi passada novamente numa pousada da juventude o que foi bastante agradável e deu para desanuviar.

Na manhã de quinta-feira seguimos viagem para Coimbra. Visitámos primeiramente a creche d'A Previdência, brincámos com as crianças e fizemos uma visita pela creche.
O almoço foi servido na Liga dos Combatentes. Em seguida atravessámos Coimbra até à zona do Mosteiro de Santa Clara o qual visitámos. Após a visita estivemos à conversa com o presidente da câmara municipal e com o presidente das união das mutualidades portuguesas.
A primeira instituição mutualista foi criada a 8 de Junho de 1887 em Beja. A doutrina do movimento mutualista é " o que é meu é teu e o que é teu também é meu."
O mutualismo tem maior visibilidade no norte existe também no sul e centro. O financiamento é feito através de associados e o mutualismo tem por base contribuo não porque preciso mas porque os outros precisam.
Por fim mutualismo é solidariedade, responsabilidade, liberdade, respeito e ajuda.
A noite foi passada novamente numa pousada da juventude e o jantar foi pizza para todos!

O penúltimo dia chegou viajámos para Oliveira do Bairro onde visitamos a CALCOB (Cooperativa Agrícola dos Lavradores do Concelho de Oliveira de Bairro). Estivemos a ver a várias fases dos produtos desde a sua escolha, à lavagem, passado pela fase suja e por fim a fase limpa.
Novamente no autocarro fomos até Penacova onde fomos recebidos pela câmara municipal, visitámos os miradouros de Penacova e antes da apresentação do Grupo Social de Solidariedade Desportivo Cultural Recreativo (GSSCDCR) de Miro fomos um pouco até a uma praia fluvial um espaço bastante agradável para passar uma tarde.
Já no centro de Miro após a conclusão da apresentação e dos projetos que desenvolvem depois o jantar foi servido. A noite acabou com as festas de Penacova onde assistimos ao converto do David Carreira foi uma noite bastante agradável.

Infelizmente, o último dia chegou e após uma noite tão exaustiva apenas queríamos ficar a dormir, mas as 8h30 já estávamos a gastar os últimos cartuchos do autocarro Portugal Social - On the Road!! Depois do pequeno almoço fomos fazer canoagem e foi o momento de escrever dedicatórias uns para os outros! E por fim o almoço foi servido e começaram as despedidas.
Na viagem de autocarro viemos quase todos a dormir nas primeiras horas mas depois da saída de alguns elementos juntei-me aos restantes para aproveitar o resto do tempo que teria com eles. As lágrimas eram notórias e a vontade de ficar ainda maior.

E pronto meus amores como podem ver mais uma vez pode comprovar que melhor que a Fórum não há! Mais uma vez peço vos que partilhem e que sigam a Fórum Estudante nas redes sociais e estejam atentos as revistas da Fórum nas vossas escolas para ficarem a par destas grandes semanas!!

Love you all ❤❤
With love,
                  Beatriz ❤❤

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Trabalho da Escola!

Olaa meus amores ❤❤

Não se assustem com o titulo já estou de férias à muito tempo! Hoje trago-vos uma espécie de uma sugestão de um livro, é diferente em comparação às que já fiz aqui no blogue porque em comparação às anteriores a de hoje vai ter o resumo completo do livro, por isso sem mais demoras vou começar a escrever!

O livro chama-se "Cartas da Beatriz da autoria de Maria Teresa Maia Gonzalez."

Resumo:

  Beatriz no dia 6 de janeiro começa a escrever cartas ao seu pai, o qual, já não via há um ano pois os seus pais separam-se. Um facto interessante na história é que a própria Beatriz escreve as cartas mesmo sem saber se as vai enviar ao pai, e sem saber se lhes deve chamar de cartas, outro facto interessante é que a Beatriz em todas a cartas que escreve, exceto a ultima, coloca sempre um asterisco no local da carta onde se colocam os beijos.

No dia 18 de janeiro Beatriz após tantos rodeios decide finalmente contar ao pai o que a leva a escrever lhe cartas, nesta carta ela…

I ❤ We 2017 - Last Days!

Hello my loves ❤❤

Hoje partilho com vocês os últimos três dias de uma grande semana! Caso queiram ver os primeiros dias basta clicarem aqui


Quinta, 28 de Junho de 2017
De manhã fomos para a Lousã e fizemos o percurso pedestre do Talasnal ao Castelo. Foi bastante cansativo.
Almoçamos mesmo no cimo do Talasnal e construímos um ninho com madeira e folhas.
Tivemos ainda oportunidade de nos refrescar nas piscinas naturais da Lousã, apesar do frio de rachar.
À noite fomos ver uma peça de teatro dos alunos do 3°ano de teatro da ESEC. Pessoalmente adorei a peça e fiquei com imensa vontade de estar no palco com as atrizes, quem sabe um dia!
A peça em si era sobre um filho que perdeu o pai e não sabia onde o enterrar se na cidade ou na sua terra natal. Vivendo uma aventura enorme que o permitiu conhecer melhor o seu pai.



Sexta, 30 de Junho de 2017
Pequeno-almoço tomado e seguimos para Condeixa onde tivemos algum conhecimento sobre o curso de Língua Gestual Portuguesa (LGP) e ainda aprendemos a …

Blogmas day 3 🎅💕

Hello my loves! ❤❤


Cá estou eu para mais um blogmas! Hoje veio partilhar com vocês os meus vlogmas favoritos e também séries que estou a ver!
Na minha opinião vídeos no youtube, séries  e férias são a combinação perfeita! E vocês o que acham?

Vlogmas

Zoella -  São aqueles videos que não podemos perder no natal, são super cozy e divertidos!


Alisha - De todos os vlogmas que vejo ela faz as melhores intros de sempre! E mais uma vez acho os vídeos bué cozy! Mas acho que é um gosto pessoal 😊


Mia Rose - Eu gosto imenso da Mia e uma vez que temos partilhar o que é nosso aqui está! Tem sido incrivel acompanhar a nova fase da Mia através dos vlogs 💕 Estou muito feliz por ela e pelo Miguel! 😊



SofiaBBeauty - Se forem jovens vou se relacionar imenso com os videos da Sofia! Ela faz conteúdo bastante divertidos e interessantes.


Séries

Riverdale - Se drama e suspense fazem o vosso gênero têm mesmo de ver esta série! Eu cada semana estou a espera que saia um episódio novo! E vocês de que estão a espera?…